Finlandesa faz hoje e amanhã últimos concertos após três anos como maestrina convidada principal da Orquestra Gulbenkia."

DN - Artes

Susanna Mälkki está “na crista da onda”: a já titular da Filarmónica de Helsínquia será maestrina convidada principal da Filarmónica de Los Angeles a partir do outono; foi escolhida pela Musical America como Maestro/Maestrina do Ano 2017; é candidata aos International Opera Awards; está nomeada para os prémios do Conselho Nórdico para a Música; fez estreia recente no Met de Nova Iorque e fará estreia próxima na Ópera de Viena; e é disputada por todas as grandes orquestras americanas.

Terminará amanhã associação de três anos com a Orquestra Gulbenkian: “Adoraria continuar a vir dirigir aqui, mas será só como convidada a partir de agora.” Para a despedida, escolheu um programa que junta Wagner, Richard Strauss e Messages (2007), do inglês Jonathan Harvey (1939-2012), sobre o qual diz: “A sua música foi sempre muito espiritual, mormente na fase final. Eu conheci-o bem, era uma pessoa adorável e disse-me que gostaria muito que eu dirigisse Messages, pois tinha a sensação de que era a sua melhor obra. Sinto-a como uma obra de culminação, sim, e é muito tocante.”

More at DN.pt